Quer conhecer as principais tendências da economia mundial?
3 de junho de 2025, Fundação António Cupertino de Miranda - Porto
15h00 - 19h30 (inclui cocktail)


Assista a este evento único e mantenha-se a par das mais recentes tendências económicas mundiais.
Conferência sobre Risco País da Coface

No próximo dia 3 de junho de 2025, a Coface realizará mais uma edição da Conferência sobre Risco País, na Fundação António Cupertino de Miranda, no Porto.

Ao longo do evento, as questões que afetam a economia global e a geopolítica são decifradas e discutidas, bem como alguns dos principais desafios que o mundo enfrenta no futuro.

Programa
Moderador: António Costa, Jornalista, fundador e publisher do jornal ECO 

15h00 - Boas-vindas e receção dos convidados

15h20 - Discurso de abertura
Cláudia Vasconcelos, Country Manager da Coface em Portugal 

15h30 – Welcome
António Costa, jornalista, fundador e publisher do jornal ECO

15h35 - Perspetivas macroeconómicas mundiais
Bruno de Moura Fernandes, Head of Macroeconomic Research da Coface

15h55 - Fratura e reestruturação geopolíticas: o impacto da presidência de Trump 
Luís Tomé, Professor Catedrático, Diretor do Departamento de Relações Internacionais na Universidade Autónoma de Lisboa

16h20 - Perspetivas para Portugal no atual cenário mundial
Camilo Lourenço, Jornalista económico, Docente Universitário e autor do programa “A Cor do Dinheiro”

16h45 - Q&A

17h00 – Pausa 

17h15 - Debate: navegar novos desafios e explorar oportunidades
Luís Ribeiro, Chief Commercial Officer Corporate, NOVOBANCO
Eduardo Alves da Silva, Group Chief Financial Officer & CIO. Sovena Group
Vitor Fernandes, Executive Board Member | TMG Group 

17h55 - Conclusão e Agradecimentos
Guillermo Rodríguez, Diretor Executivo da Coface em Espanha e Portugal

18h00 - COCKTAIL 25 ANOS DA COFACE EM PORTUGAL


Oradores confirmados
António Costa
Jornalista, fundador e publisher do jornal ECO 

Jornalista e 'web addicted'. Primeiro, as notícias, depois a economia, são as obsessões profissionais. Com o curso do Centro de Formação de Jornalistas (CFJ) do Porto, Direito ficou para trás. Jornalista desde 1992 no JN e, depois, em alguns dos principais meios como o Expresso, a Agência Lusa e o Económico, sempre nas áreas económica e financeira. Em simultâneo, comentador-residente em rádios e televisões, hoje na TVI e CNN, além da rádio Observador.
Camilo Lourenço
Jornalista económico, Docente Universitário e autor do programa “A Cor do Dinheiro”

Jornalista económico e docente universitário. Começou n`O Jornal, de onde transitou para o Semanário Económico, onde foi redator principal. Foi um dos fundadores do Diário Económico e diretor da revista Valor, de onde saiu para assumir a direção editorial das revistas Exame. Foi editor de economia da Rádio CMR e Rádio Comercial e comentador de Bolsa do Correio da Manhã. Foi ainda comentarista da SIC Notícias, da RTP e ainda da TVI. É colunista do Jornal de Negócios e foi também comentarista do Rádio Clube Português, Rádio M80, Antena 3 e Antena Um. Fundou o canal A Cor do Dinheiro, com presença no Facebook, Youtube e Instagram, onde faz apresentações diárias. É ainda comentador da CMTV.
Luís Tomé
Professor Catedrático, Diretor do Departamento de Relações Internacionais na Universidade Autónoma de Lisboa 

Professor Catedrático da Universidade Autónoma de Lisboa, onde é Diretor do Departamento de Relações Internacionais e do OBSERVARE-Observatório de Relações Exteriores. Criou na mesma Universidade o Doutoramento em Relações Internacionais: Geopolítica e Geoeconomia e coordena o Curso de Estudos Avançados de Geopolítica em parceira com o Instituto da Defesa nacional. É Investigador integrado no Instituto Português de Relações Internacionais da Universidade Nova de Lisboa (IPRI-NOVA) e Professor Convidado de várias universidades estrangeiras. 
Bruno de Moura Fernandes
Head of Macroeconomic Research da Coface

Bruno de Moura Fernandes é Head of Macroeconomic Research do Departamento de Investigação Económica da Coface, com foco na região da Europa Ocidental, Espanha e Portugal. Licenciado em Economia Internacional na Universidade de Paris-Dauphine, exerceu funções no Serviço Económico Regional da Embaixada de França na Argentina e no Gabinete Internacional de Diagnóstico e Previsão do Ministério da Economia e Finanças Francês. Foi também professor de economia pública no Sciences Po Paris.
Mantenha-se informado sobre as mais recentes tendências económicas
Não perca esta oportunidade, reserve já o seu lugar neste evento!
.
Compagnie Française d'Assurance pour le Commerce Extérieur.  S.A. con capital de 137.052.417,05 EUR - RCS NANTERRE 552069791 - 1, Place Costes et Bellonte - 92279 Bois-Colombes Cedex - Francia. Com mais de 75 anos de experiência e a mais extensa rede internacional, a Coface é uma líder em seguro de crédito e serviços especializados complementares, incluindo o Factoring, a Recuperação de Créditos, Single Risk e os Serviços de Informação. Os especialistas da Coface trabalham ao ritmo da economia mundial, apoiando 50.000 clientes, distribuídos por 100 países, na construção de negócios dinâmicos e de sucesso em todo o mundo. Com a visão e o aconselhamento da Coface, estas empresas podem tomar decisões informadas. Os serviços e soluções do Grupo reforçam a sua capacidade de venda, fornecendo-lhes informações fiáveis sobre os seus parceiros comerciais e protegendo-as contra os riscos de não pagamento, tanto no mercado doméstico como na exportação. Em 2023, a Coface empregou 4.970 pessoas e registou um volume de negócios de €1.87 bilião de euros

© Todos os direitos reservados 2024